Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Em relação à separação silábica de palavras retiradas do texto, analisar os itens.

I. Tóxicas: tó-xi-ca-s.
II. Mamífero: mamí-fe-ro.
III. Hidrelétricas: hi-dre-lé-tri-cas.

Está CORRETO o que se afirma:
mostrar texto associado
Considerar o trecho abaixo, retirado do texto.

“Os principais motivos são: a caça predatória, a pesca, a contaminação do solo, da água e do ar, a destruição de habitats, as mudanças climáticas e a utilização de substâncias tóxicas.” (1º parágrafo).

Qual a função dos dois-pontos no trecho?
mostrar texto associado
De acordo com o texto, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O texto cita apenas exemplos de animais do sul do país, desconsiderando espécies de outras regiões.
( ) O boto-cor-de-rosa vive no litoral brasileiro e é ameaçado apenas pela pesca predatória.
( ) A anta é um animal aquático típico da região amazônica, conhecido por viver em grandes grupos.
( ) Um animal extinto pode ter sido eliminado por causas naturais ou pela ação humana.
Durante uma sequência didática interdisciplinar no ensino de Biologia, voltada para promover a alfabetização científica e a formação crítica dos alunos, foi proposta uma atividade investigativa sobre o descarte inadequado de pilhas e baterias em comunidades urbanas e rurais. A atividade incluiu etapas de levantamento de hipóteses, análise de dados ambientais locais, discussão sobre implicações sociais, sanitárias, econômicas e tecnológicas, culminando em proposição de intervenções sustentáveis baseadas em evidências científicas.
Considerando as diretrizes contemporâneas de ensino de Ciências, especialmente na perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), é correto afirmar que essa prática pedagógica favorece:
Em uma análise molecular de primatas foram detectadas semelhanças significativas entre genes de humanos e chimpanzés. A comparação dos genomas evidencia: