Filtrar


Questões por página:

Escolar do sexo masculino, com 8 anos de idade, é admitido no pronto atendimento durante crise convulsiva com duração de cerca 10 minutos, cedida após administração de midazolan. No exame físico, apresenta edema de membros inferiores e pálpebras, pressão arterial de 170 X 100 mmHg, frequência cardíaca de 120 bpm e saturação de O de 98%. O hemograma não tem alterações e tem contagem de plaquetas 230.000/mm³. O paciente não urina há cerca de 12h.



Em vista desse quadro, o diagnóstico mais provável é

Lactente do sexo masculino, com 5 meses e 15 dias de idade, foi levado ao pronto-socorro por quadro de dificuldade para respirar hoje. Há 3 dias ele apresenta tosse, coriza e febre não aferida. Foi um bebê a termo, sem intercorrências na maternidade, e está em aleitamento materno exclusivo. Ao exame físico, encontra-se afebril, ativo e reativo, com frequência respiratória de 60 irpm, frequência cardíaca de 138 bpm, tempo de enchimento capilar de 2 segundos, mucosas relativamente secas, com fontanela plana e normotensa, ausculta pulmonar com roncos e sibilos difusos. Há presença de tiragem subcostal e intercostal. Apresenta saturação de oxigênio em ar ambiente: 89%, ausculta cardíaca normal e fígado palpável a 2 cm do rebordo costal direito.



Qual é a conduta mais adequada a ser seguida nesse momento?

Lactente,35 dias de vida, com síndrome de Down, estenose infundibular pulmonar, comunicação interventricular, hipertrofia concêntrica do ventrículo direito e dextroposição da aorta, ainda está internado, desde o nascimento, para melhora do seu peso. Apresentou, imediatamente após a punção de acesso venoso, um quadro de choro inconsolável e piora nítida da cianose.



Para o atendimento dessa criança, além de oxigênio, o que deve ser prescrito?

Pré-escolar do sexo masculino, com 4 anos de idade, com síndrome nefrótica em tratamento com corticosteroide, apresenta piora do edema e febre há 48 horas com dor abdominal. O paciente apresenta-se em regular estado geral, corado, anictérico, febril e em anasarca. A frequência cardíaca é de 128 batimentos/minuto, e a frequência respiratória é 30 movimentos/minuto. O abdome está globoso, difusamente doloroso à palpação, com fígado a 2,5 cm do rebordo costal. Sinal de descompressão brusca: positivo. Ruídos hidroaéreos difusamente diminuídos. Há edema 3+/4+ em membros e na face.



A hipótese diagnóstica mais provável para o quadro infeccioso atual é

Uma mãe procura a unidade básica de saúde para atualizar as vacinas de seu filho, de 11 meses de idade. Várias vacinas estão atrasadas, e, especificamente em relação à vacina contra o rotavírus, verifica-se que a primeira dose foi administrada quando o bebê tinha 2 meses e 10 dias de vida.



De acordo com as informações sobre o esquema vacinal do rotavírus no PNI, qual é a conduta correta a ser adotada em relação à administração da segunda dose para essa criança?