Filtrar


Questões por página:
Orientada pela abordagem crítico-superadora, uma professora do 7º ano do Ensino Fundamental construiu instrumentos para materializar a avaliação dos seus estudantes. Tais instrumentos seguiram alguns aspectos propostos pela abordagem, como a reconsideração sobre o papel da escola e da Educação Física enquanto formadoras de atletas e campo para a descoberta de talentos.

Para colocar em prática esse aspecto, a professora não deve avaliar o rendimento físico do estudante, mas sim privilegiar na avaliação a:
Na concepção de currículo ampliado apresentada pela abordagem crítico-superadora, encontram-se alguns princípios que se relacionam diretamente com o conhecimento. O princípio que considera que um mesmo conhecimento pode ser tratado ao longo de distintas idades e séries, desde que compreendidas as diferentes formas de organizar as referências de pensamento sobre tal conhecimento, é nomeado como:
Planejando o currículo das séries finais do Ensino Fundamental (6° ao 9º ano), uma equipe de professores de Educação Física, referenciada na abordagem crítico-superadora, construiu uma proposta cuja função social consiste em dar condições aos estudantes de pensar a realidade social a partir de uma reflexão pedagógica ordenada, organizada, desenvolvida sob determinada lógica.

Para concretizar esse projeto curricular, é preciso que o professor envolvido seja capaz de:
Uma equipe de professoras de uma escola municipal de Arapiraca, inserida na organização de um Festival da Cultura Corporal, propõe a abordagem de três lutas brasileiras na programação. Desse modo, além de Ikindene e Tarracá, as professoras apresentaram a:
A Base Nacional Comum Curricular orienta, para os primeiros anos do ensino fundamental, a abordagem dos esportes de marca e dos esportes de invasão. Nesse sentido, a professora de Educação Física de uma escola municipal de Arapiraca sugere aos estudantes a vivência de um esporte de marca e de um esporte de invasão, propondo, respectivamente, a corrida de obstáculos e: