Questões de Concurso
Filtrar
452.634 Questões de concurso encontradas
Página 934 de 90.527
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Medicina
Em Florianópolis (SC), a “Escola dos Sonhos” construiu um ambiente educacional que utiliza a metodologia de projetos e acaba com a divisão por séries, atuando de forma inclusiva ou diferenciada. Analise as ideias de Perrenoud (2000) sobre o assunto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A discriminação positiva considera e atende as necessidades de cada aluno, dedicando mais atenção e energia a quem precisa mais. ( ) A prática pedagógica inclusiva requer que o professor trabalhe de forma igual com todas as crianças. ( ) A igualdade de oportunidades não garante a igualdade na aprendizagem. ( ) A diferenciação respeita a individualidade do aluno e fornece os meios para potencializar a sua aprendizagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A discriminação positiva considera e atende as necessidades de cada aluno, dedicando mais atenção e energia a quem precisa mais. ( ) A prática pedagógica inclusiva requer que o professor trabalhe de forma igual com todas as crianças. ( ) A igualdade de oportunidades não garante a igualdade na aprendizagem. ( ) A diferenciação respeita a individualidade do aluno e fornece os meios para potencializar a sua aprendizagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Medicina
Segundo Sacristán (1998), “O valor de qualquer currículo, de toda proposta de ________ para a prática educativa, se comprova na realidade na qual se realiza, na forma como se concretiza em situações ______. O currículo na ação é a última _________ de seu valor, pois, enfim, é na _________ que todo projeto, toda ideia, toda intenção, se faz realidade de uma forma ou outra; se manifesta, adquire significado e valor, independentemente de declarações e propósitos de partida. Às vezes, também, à margem das intenções a prática reflete pressupostos e valores muito diversos”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Medicina
Associe a Coluna 1 à Coluna 2, relacionando a descrição de cada tópico do Plano de Ensino às suas respectivas etapas, com base na seguinte justificativa: “A preocupação com as questões ambientais exige uma postura responsável das pessoas quanto à exploração e o uso dos recursos naturais”.
Coluna 1 1. Tema.2. Objetivos.3. Metodologia.4. Recursos.5. Avaliação.
Coluna 2 ( ) Organizar a turma em oito grupos para realizar uma dramatização sobre o poema “Planeta Azul”. ( ) A letra de música Planeta Azul descreve diversos problemas ambientais. Qual deles lhe chamou mais atenção? Por quê? ( ) Compreender a importância do meio ambiente para a sobrevivência dos seres vivos e do planeta. ( ) Precisamos cuidar do planeta Terra. ( ) Cartazes, vídeo com músicas, giz de cera, lápis, borracha, tinta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1 1. Tema.2. Objetivos.3. Metodologia.4. Recursos.5. Avaliação.
Coluna 2 ( ) Organizar a turma em oito grupos para realizar uma dramatização sobre o poema “Planeta Azul”. ( ) A letra de música Planeta Azul descreve diversos problemas ambientais. Qual deles lhe chamou mais atenção? Por quê? ( ) Compreender a importância do meio ambiente para a sobrevivência dos seres vivos e do planeta. ( ) Precisamos cuidar do planeta Terra. ( ) Cartazes, vídeo com músicas, giz de cera, lápis, borracha, tinta.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Medicina
O parecer nº CEB 04/1998 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental – afirma que as propostas pedagógicas das escolas devem ser
Concurso:
Prefeitura de Esteio - RS
Disciplina:
Medicina
Com base no documento “Elementos Conceituais e Metodológicos para Definição dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Ciclo de Alfabetização – 1º,2º e 3° anos – do Ensino Fundamental”: A alfabetização matemática não pode ser reduzida ao domínio dos números e suas operações. A criança deve construir as primeiras noções de espaço e tempo no Ciclo de Alfabetização. O contato da criança com os meios de comunicação pode levá-la a reconhecer tabelas e gráficos simples, como elementos facilitadores da compreensão de determinadas informações. A proposta de alfabetização matemática é, portanto, “_____ _______”, não dissociando ou sequenciando os processos de alfabetização e letramento. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.