Filtrar


Questões por página:
“Processo é uma sequência lógica de operações, atividades ou tarefas, que aplica recursos organizacionais para a geração de um produto ou serviço que atenda às necessidades de um cliente ou consumidor” (SILVA,2015). Dadas as afirmativas a respeito da gestão de processos,
I. A gestão de processos pode garantir a qualidade do produto ou serviço.
II. A gestão na perspectiva de processos é equivalente à gestão na perspectiva funcional.
III. A gestão de processos pode ser influenciada pela gestão de pessoas.
verifica-se que está(ão) correta(s)
O(A) ______________ é uma das funções integrantes do processo administrativo e o seu objetivo é determinar com antecedência quais metas devem ser atingidas pela organização e o que deve ser feito para alcançá-las. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Questão Anulada
Uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) oferta 2.000 vagas no seu Processo Seletivo em seus cursos de graduação. A oferta acadêmica ocorre dentro do esperado, sem interrupções de calendário, inclusive superando possíveis contingenciamentos de recursos, sendo ocupadas as 2.000 vagas ofertadas. Decorridos 5 anos, a IFES gradua 1.500 profissionais. Decorridos mais 2 anos, a IFES apura que esses profissionais conseguiram emprego na área de formação e estão ajudando na transformação da realidade local. Em relação à ação da IFES, dadas as afirmativas,
I. Ela foi eficiente.
II. Ela foi eficaz.
III. Ela foi efetiva.
verifica-se que está(ão) correta(s)

“Um fluxograma vale mais do que mil procedimentos escritos” (HARRINGTON,1993). A frase de Harrington é muito conhecida no mundo organizacional, pois o efeito visual de um fluxograma permite a visão do todo na gestão de processos. Porém, o uso dessa ferramenta exige dos colaboradores institucionais, responsáveis pelo mapeamento do processo, o conhecimento prévio da simbologia. Observe algumas das diversas figuras utilizadas na confecção de um fluxograma.


Assinale a alternativa que identifica corretamente as figuras apresentadas.

[...] Os processos sociais já não mais fluem conectados linearmente, sob a lógica de uma comunicação hierarquizada, transmitida em forma de pirâmide, da cúspide à base, o que se afeiçoava e servia de conveniente modelo a uma disposição estamentária das sociedades, mas distintamente, todos esses processos se interconexionam, organizados em redes [...].

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Quatro paradigmas do direito administrativo pós-moderno:

legitimidade, finalidade, eficiência, resultados. Belo Horizonte: Forum,2008, p.53.

A figura da pirâmide, aplicada à Administração Pública, está ligada ao modelo denominado como