Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado

Analise os períodos a seguir retirados do texto “Mudanças climáticas”.


I. Em “Mudanças climáticas são as alterações provocadas nos padrões climáticos a longo prazo”, o verbo “ser” é classificado sintaticamente como verbo de ligação, com a função de unir o predicativo ao sujeito.

II. Em “Os impactos das mudanças climáticas são significativos e afetam desde a nossa saúde até a produção de alimentos”, o verbo “afetar”, do ponto de vista sintático, é transitivo indireto.

III. Em “Além da poluição atmosférica agravar-se em diversas partes do mundo, ocasionando doenças cardiovasculares e respiratórias, algumas doenças, como dengue e malária, que são transmitidas por mosquitos, poderão espalhar-se por mais lugares do globo”, a expressão “por mais lugares do globo”, sintaticamente, é adjunto adverbial de lugar.

IV. Em “As mudanças climáticas geram uma série de consequências ambientais graves, muitas até já podem ser observadas atualmente. Uma das consequências do aumento da temperatura do planeta é o aumento do nível do mar, que ocorre em virtude do degelo das geleiras”, o pronome indefinido “muitas” é o sujeito da segunda oração e se refere ao termo “mudanças climáticas”.


É correto o que se afirma apenas em

mostrar texto associado
A partícula ‘se’ que acompanha os verbos ‘distinguir’ (l.09) e ‘extinguir’ (l.31) possui a classificação de:
mostrar texto associado
Assinale a alternativa INCORRETA sobre a concordância dos verbos e suas vozes.
Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
Em análise às assertivas sobre a estrutura linguístico discursiva do texto, pode-se afirmar que:

I- Não há denotação clara no texto;
II- O texto aborda como o corpo lida com o medo;
III- Com expressões imperativas, o texto é, predominantemente, injuntivo;
IV- Os tempos verbais mistos alteram a formalidade e a constituição linguística.

Dos itens acima:

Julgue o item que se segue.


De acordo com as regras de acentuação do português, os verbos "pôr" e "pôde" recebem acento circunflexo para distinguir de suas formas homógrafas "por" e "pode", respectivamente.