Filtrar


Questões por página:

Sobre as funções do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, previsto pelo Caderno de Orientações Técnicas do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS (2009) pode-se afirmar que, EXCETO:

[...] a questão social apresenta-se como um problema real, a partir do qual pode ser transformado num objeto de conhecimento e intervenção, se decifrada com os aportes da teoria do valor-trabalho, pedra angular da dinâmica da acumulação capitalista.


(MOTA, Ana Elizabete. Questão social e serviço social: um debate necessário. O Mito da assistência Social: ensaios sobre estado, política e sociedade. Cortez,2010, p.37)


Sobre a questão social o que se pode considerar:

Sobre a Lei do SUAS de nº 12.435/2011 a assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção:

A trajetória recente das políticas sociais brasileiras, profundamente conectadas à política econômica monetarista e de duro ajuste fiscal, enveredou pelos caminhos da privatização para os que podem pagar, da focalização/seletividade e políticas pobres para os pobres e da descentralização, vista como desconcentração e desresponsabilização do Estado, apesar das inovações de 1988.


(BEHRING, Elaine Rosseti; BOSCHETTI, Ivanete. Política Social: fundamentos e história, (Biblioteca básica de Serviço Social; v.2.2008 p.184).


Sobre políticas sociais, é correto afirmar, EXCETO:

Sobre o debate da instrumentalidade do Serviço Social, o que podemos considerar, assinale V para verdadeiro e F para falso.


(....) A instrumentalidade, como uma propriedade sócio-histórica da profissão, por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos, sendo estes profissionais e sociais, constitui-se numa condição concreta de reconhecimento social da profissão.

(....) A instrumentalidade como uma mediação permite a passagem das ações meramente instrumentais para o exercício profissional crítico e reflexivo.

(....) A intervenção do assistente social se reduz à sua dimensão instrumental.

(....) A instrumentalidade sendo uma particularidade e como tal, campo de mediação, é o espaço no qual a cultura profissional se movimenta.

(....) A instrumentalidade deve ser aplicada apenas como singularidade, e como tal, um fim em si mesma.


Assinale a alternativa que CORRETA.