Filtrar


Questões por página:
Imagem associada para resolução da questão Disponível em: www.ziraldo.com.br

No último quadrinho da tirinha de Ziraldo, há uma fala da personagem que faz uso de uma oração subordinada que expressa valor semântico de
Visualizar Questão Comentada

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://voluntariadoempresarial.com.br


O autor do texto da campanha, acima, tem como propósito a intenção de convencer o leitor a adotar um determinado comportamento. Trata-se do uso da função .................. da linguagem.

Visualizar Questão Comentada
“Os biomas são grandes ecossistemas que possuem características específicas em termos de composição de espécies, flora, fauna e clima. Estudar e compreender as características dos biomas é fundamental para perceber sua importância na manutenção da vida na Terra. No contexto dos biomas do Nordeste brasileiro, dois deles se destacam: a Caatinga e a Mata Atlântica. Além disso, o Nordeste brasileiro possui, a saber – o Cerrado (Oeste da Bahia, Piauí e Leste do Maranhão), e Amazônia (Oeste do Maranhão).
A Caatinga é o bioma predominante na região Nordeste, abrangendo a maior parte do território. Caracteriza-se por um clima semiárido, com longos períodos de seca e temperaturas elevadas.”
Disponível em: https://oakparfoundation.org (adaptado)
Sobre o texto, acima, é CORRETO afirmar que no período:

Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: https://www.instagram.com


Na campanha acima, os termos “da mente” e “da vida” foram empregados para estabelecer uma relação com “cuidar”. Essa relação é denominada:

Visualizar Questão Comentada
“A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. Içami Tiba
No período “A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobrem-se tantas outras portas.” A palavra “outras” foi empregada no plural para estabelecer uma relação com “portas”. Essa relação é denominada: