Filtrar


Questões por página:

No Brasil, a Literatura Infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen, (Contos seletos das mil e uma noites), Figueiredo Pimentel, (Contos da Carochinha), Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade. Porém, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a Literatura Infantil no Brasil.


Assinale a alternativa que apresenta três das principais obras de Monteiro Lobato.

A Literatura Infantil é a literatura feita para as crianças. Ela é composta por histórias, poemas, cantigas, etc. Quando a Literatura Infantil surgiu, seu objetivo principal era educar, ensinar, trazer lições de moral para as crianças. Porém, atualmente, esses não são mais os principais objetivos. A Literatura Infantil de agora, busca mostrar a realidade das crianças, como elas pensam e como sonham. Diante disso, referente à Literatura Infantil, é correto afirmar que:
A Psicologia Infantil é uma disciplina que se dedica ao estudo dos processos mentais e comportamentais das crianças, desde a primeira infância até a adolescência. Seu principal objetivo é compreender e intervir nas dificuldades emocionais, comportamentais e de desenvolvimento que possam surgir ao longo do crescimento infantil. Diversas teorias têm contribuído para a compreensão do desenvolvimento infantil ao longo dos anos. Duas das teorias mais influentes são: a Teoria do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget e a Teoria do apego, de John Bowlby. Sobre a teoria de Jean Piaget é correto afirmar que:

O construtivismo é uma teoria da aprendizagem que defende que o conhecimento é construído ativamente pelo estudante, por meio da interação com o ambiente.


Sobre essa abordagem assinale a afirmativa correta.

Leia o trecho e marque a opção que complete, respectivamente, as lacunas.


A construção do conhecimento é um processo fundamental no campo da educação, que envolve a aquisição e a organização de informações para a formação de novas ideias e conceitos. Nesse sentido, os indivíduos são estimulados a refletirem, questionarem e interagirem com o conhecimento, de forma a desenvolverem habilidades ________ e __________.