Filtrar


Questões por página:
O entendimento do desenvolvimento humano pelo psicólogo exige ir além das premissas tradicionais, como em Freud e Piaget. Em contraste, o paradigma Lifespan, de Paul Baltes, redefine o desenvolvimento humano em novos parâmetros conceituais.
A partir deste contexto é CORRETO afirmar que:
O modelo teórico da personalidade que define a motivação humana fundamental como uma única força inata para a manutenção e aprimoramento total do organismo, sendo a ansiedade o resultado da incongruência entre a avaliação da experiência orgânica e o conceito internalizado de si, é:

Promover a saúde, fortalecer a autonomia dos sujeitos, com respeito às diferenças, potencializando as capacidades individuais, sociais e coletivas, levando em conta o contexto real em que as pessoas vivem, trabalham e fazem a vida acontecer. Eis o grande desafio atual na atenção à saúde.


Esta perspectiva implica a superação do modelo hegemônico, centrado na doença, e nessa transição de paradigma, a intervenção do psicólogo deve se orientar pela seguinte premissa, sustentada pelos estudos sobre a saúde na contemporaneidade:

A psicóloga Maria, após concluir um processo de avaliação psicológica, precisa emitir um Atestado Psicológico para justificar o afastamento de sua paciente do trabalho. Em conformidade com a Resolução CFP nº 06/2019, que estabelece as regras para a elaboração de documentos escritos, é CORRETO afirmar sobre a natureza e estrutura obrigatória deste documento que:

O Conselho Regional de Psicologia (CRP-XX) cassou o registro profissional do psicólogo ABC, impedindo-o de exercer a profissão, por oferecer a chamada “cura gay”, uma terapia para que gays e lésbicas deixassem de ser homossexuais. A decisão atendeu a denúncias do Ministério Público Federal e da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos). Segundo o CRP-XX, o profissional infringiu o Código de Ética da profissão.


A cassação do registro de profissionais que oferecem intervenções com o objetivo de reorientar a sexualidade de homossexuais fundamenta-se principalmente na violação da diretriz ética e técnica fundamental do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que se afirma em: