Filtrar


Questões por página:
Questão Anulada
As culturas agrícolas são afetadas por diversas pragas que podem causar sérios prejuízos. Muitas delas entraram no país ao longo dos anos, e há uma constante ameaça da introdução de novos vírus, doenças, plantas daninhas, entre outros. Por isso, é extremamente importante o conhecimento de pragas quarentenárias e não quarentenárias, assim como a fiscalização e o controle de materiais vegetais. Com base no tema de pragas quarentenárias e não quarentenárias regulamentadas, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa verdadeira.
A política agrícola tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de um país, especialmente no Brasil, onde o setor agropecuário tem grande participação no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, a política agrícola abrange diversas medidas que garantem o apoio aos produtores e a sustentabilidade do setor. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir sobre a política agrícola e assinale a alternativa correta.
A agricultura orgânica é um movimento de cultivo de alimentos que busca reduzir os impactos ambientais ao solo e aos lençóis freáticos provocados por métodos convencionais que utilizam produtos químicos. Além disso, há uma preocupação com a redução de elementos nocivos que podem chegar à mesa do consumidor. Sobre os aspectos da produção orgânica vegetal, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) têm sido amplamente debatidos no contexto da biossegurança devido aos seus potenciais impactos à saúde humana, animal e ao meio ambiente. A criação de OGMs está relacionada ao uso da engenharia genética, que envolve a manipulação de organismos vivos com o objetivo de alterar suas características genéticas. Nesse sentido, várias normas e regulamentos foram estabelecidos para garantir o uso seguro desses organismos e para minimizar possíveis riscos. Com base nas informações sobre OGMs e biossegurança, escolha a alternativa correta.
As doenças de plantas geralmente começam em um nível baixo – com um pequeno número de plantas afetadas e uma quantidade limitada de tecido comprometido – tornando-se preocupantes apenas quando sua incidência e severidade aumentam com o tempo, gerando ciclos que podem ser monocíclicos ou policíclicos. Ao analisar exemplos de epidemias de doenças de plantas em publicações, observa-se que tanto a incidência quanto a severidade começam próximas de zero e aumentam drasticamente, revelando distintos padrões de desenvolvimento ao longo do tempo. Considerando as características dos ciclos monocíclicos, assinale a alternativa correta sobre as doenças monocíclicas.