Filtrar


Questões por página:
Paciente jovem apresenta múltiplas máculas pigmentadas melânicas periorificiais (lábios, mucosa oral), associadas à história de pólipos hamartomatosos gastrointestinais e risco aumentado de neoplasias internas. O diagnóstico clínico e a herança genética característica são, respectivamente:
Na cicatrização por segunda intenção, a fase proliferativa caracteriza-se pela formação de tecido de granulação. O principal tipo celular responsável pela síntese de colágeno tipo III e contração da ferida nesta fase é:
A esclerodermia sistêmica caracteriza-se por fibrose progressiva da pele e órgãos internos. A alteração histopatológica dérmica característica desta doença, observada em biópsias cutâneas, é:
As manifestações cutâneas do lúpus eritematoso sistêmico (LES) são variadas e frequentes. A lesão cutânea característica do LES agudo, fotossensível, que acomete região malar poupando sulcos nasolabiais, denomina-se:
Na terapêutica sistêmica da psoríase moderada a grave, o metotrexato atua como antimetabólito inibindo enzima específica do metabolismo do ácido fólico. A enzima inibida pelo metotrexato que interfere na síntese de DNA e proliferação de queratinócitos é a: