Filtrar


Questões por página:
O documento denominado “Choque de Gestão” apresenta uma síntese abrangente da transformação do Sistema Único de Saúde em Minas Gerais iniciado em 2003. Sobre esse assunto, julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS (V) ou FALSAS (F).
(__) O “Choque de Gestão” foi estruturado em duas fases: a primeira, entre 2003 e 2006, voltada para o ajuste fiscal, reorganização administrativa e criação das condições institucionais básicas; a segunda, entre 2007 e 2010, destinada à produção de resultados tangíveis para a população.
(__) O documento mostra que a reorganização da saúde em Minas Gerais se deu principalmente por meio da criação de redes integradas de atenção, estruturadas a partir de bases territoriais definidas em 75 microrregiões e 13 macrorregiões sanitárias. Essas redes foram concebidas para enfrentar a tripla carga de doenças presente no estado, articulando ações contínuas e coordenadas entre a atenção primária, secundária e terciária, com sistemas de apoio diagnóstico, assistência farmacêutica, informação, transporte e regulação.
(__) De acordo com o documento, a modernização hospitalar mineira foi consolidada pelo PRO-HOSP, que estimulou a melhoria da qualidade nos hospitais socialmente necessários, enquanto a assistência farmacêutica ganhou nova estrutura por meio do Farmácia de Minas, com padronização de unidades, aprimoramento da oferta de medicamentos básicos, estratégicos e de alto custo e incentivo à produção estadual.
A sequência correta é:
Visualizar Questão Comentada
Um ciclo Stirling ideal opera entre temperaturas de 400 K e 1200 K. Se o trabalho líquido realizado por ciclo é de 600 kJ/kg, o calor rejeitado pelo ciclo, em kJ/kg, é:
Em um motor de combustão interna, a eficiência mecânica é definida como:
Uma turbina a vapor opera com uma eficiência isentrópica de 90%. O vapor entra na turbina a 4 MPa e 350 °C, com entalpia de 3090 kJ/kg. A entalpia do vapor na saída da turbina ideal (isentrópica) é 2200 kJ/kg. Logo, a entalpia real na saída da turbina, em kJ/kg, é:
Um ciclo Diesel ideal tem uma taxa de compressão de 16 e uma razão de corte de combustível de 2. A temperatura no início da compressão é 300 K. Considerando o ar como gás ideal com k=1,4, e assumindo que 160,4≈3 e (1/8)0,4 ≈0,43, a temperatura no final da expansão, em K, é: