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A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2O16) aborda a importância de “processos por meio dos quais se busca a ampliação crítica do repertório dos/das estudantes sobre os usos sociais das línguas.” para lidar com o processo de ensino e aprendizagem pautados na concepção histórico-cultural.
Dentre os itens abaixo, assinale quais definem o conceito citado anteriormente.
A trajetória de alfabetização das crianças nos anos iniciais é marcada por algumas barreiras e desafios, os quais precisam de atitudes assertivas na prática docente para que sejam superados. Sabendo disso, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) aponta alguns itens fundamentais para que o processo ocorra de forma satisfatória:

I- alfabetizar exige criar condições para que os sujeitos se apropriem do sistema de escrita alfabética;
II- desde o início de sua vida escolar, importa que as crianças estejam em contato sistemático com a escrita, em textos nos diferentes gêneros do discurso;
III- o papel da esfera escolar no que diz respeito à apropriação da escrita como instrumento cultural tem na sua base a necessária apropriação, por parte do sujeito, do sistema de escrita alfabética;
IV- O foco não é a apropriação do sistema de escrita alfabética, é apenas de garantir o avanço no processo de alfabetização;
V- dominar o sistema de escrita alfabética, sem saber ler e escrever com autonomia, necessitando melhorar a escrita pelo domínio das convenções ortográficas.

Assinale a alternativa que aponta todas as afirmativas corretas.
Considere a seguinte citação da Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016):

"É imprescindível que o currículo contemple a diversidade cultural e social da população florianopolitana, garantindo uma educação que respeite e valorize as identidades de todos os alunos."

Com base nessa citação, assinale a alternativa que melhor reflete os princípios da proposta curricular.
De acordo com o Art.14, da Lei Brasileira de Inclusão o processo de habilitação e de reabilitação da pessoa com deficiência é um(a):
Analise as afirmativas sobre interdisciplinaridade e transversalidade no currículo da educação básica:

I. A interdisciplinaridade pode ser entendida como uma colaboração entre professores de diferentes disciplinas para enriquecer o aprendizado dos alunos.
II. A transversalidade é um conceito que se aplica apenas em disciplinas de ciências naturais.
III. Ambas as abordagens contribuem para a formação integral dos alunos, conectando o conhecimento às suas vivências e realidades.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas.